domingo, 16 de maio de 2010

Plano de saúde, o TERROR

Conselho para as moças que estão pensando em engravidar em algum tempo e, admiráveis precavidas que são, já estão atrás de informações para ter a gravidez mais tranqüila possível (o “admiráveis” é pelo fato de eu não ser, nem nunca ter sido, uma pessoa precavida – e por isso ter arrebentado a cara diversas vezes): façam um plano de saúde IMEDIATAMENTE, mesmo que o projeto de engravidar não seja pra já. Por quê? Elementar, chère Watsonne: o período de carência de TODO e QUALQUER convênio para parto é de 10 meses. Ou seja, se você engravida e só então decide fazer um plano de saúde pra poder amortizar as despesas hospitalares, vai se dar mal. Ele não vai cobrir, ponto. Tenta chorar: não adianta. Tenta espernear: pfffff. Tenta fazer chantagem emocional e dizer que seu filho vai nascer embaixo da ponte: eles estão pouco se fodendo. Tenta oferecer o dobro da mensalidade: eles não precisam. Essa indústria ganha rios de dinheiro e por isso se dá o luxo de desdenhar do seu desespero. É ASSIM. Portanto coloque a mão no bolsinho e previna-se, pra evitar más surpresas na hora H (adoro).

Agora, se você, como eu, não é uma admirável moça precavida e foi pega de calça curta nessa história de plano de saúde – ou seja, só decidiu ir atrás disso quando descobriu que vai ser mamãe –, respire fundo. Não existe salvação, mas dá pra amenizar o estrago. Sugestões:

1- Faça um plano de saúde o mais rápido possível, anyway. Ele não cobrirá seu parto, mas as despesas médicas com pré-natal e exames, sim. A carência para consultas é de 30 dias; para ultrassom, 90 dias; para exames mais complexos, como o ultrassom morfológico, 6 meses. Ou seja, se você assinar o contrato no início da gravidez, vai poder desfrutar de uma gravidez segura com acompanhamento médico menos dispendioso. E, nos quesitos que o plano não cobre integralmente, você pode conseguir bons descontos por ser cliente de algum plano em boa parte dos laboratórios – já é um consolo;

2- As maternidades têm o que chamam de Plano Maternidade para as mamães que não têm convênio. Eles são caros, CLARO, afinal a saúde no nosso país é sucateada e quem quer a segurança de um hospital particular de confiança tem que pagar por ela. E pagar caaaaro. A maior parte desses hospitais, no entanto, parcela o valor do parto, dependendo do tempo com que você fecha contrato – ou seja, se você fecha no 4o mês de gravidez, consegue parcelar o pagamento em 5 vezes; no 5o mês, consegue fazer em 4 parcelas, e assim por diante. Girl, os valores, em São Paulo, estão girando em torno de R$ 7 mil (e os honorários do obstetra e do anestesista não estão inclusos), mas em 5 vezes dói um pouco menos. Um pouco. Corre atrás voando.

3- Precisa ter coragem – e eu confesso que não tive –, mas algumas mulheres dizem por experiência que o sistema público de saúde tem, SIM, boas opções para quem quiser entrar de cabeça. Em São Paulo, o hospital Amparo Maternal (http://www.amparomaternal.org/) traz ótimas referências, por exemplo. Uma heroína que trabalha comigo teve os três filhos lá e disse que tudo correu às mil maravilhas nas três vezes. Cartão do SUS em mãos, gasto zero. E ainda tem as três refeições para o acompanhante, coisa que muita maternidade particular não oferece nem a cacetada. Mas nem sequilho com chá, saca? Pra quem não tem escolha, vale a pena se informar sobre as opções e encarar.

3 comentários:

  1. Se por uma segunda gravidez eu passar, pretendo me programar... Tenho coragem pra encarar SUS não. Particular já não foi a coisa mais agradável da vida. #medo
    Mas, como tudo que entra tem que sair, né? Dá-se um jeito. hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu sei muito quem vc é!
    Sabe aquele jeito típico da Lu descrever as amigas, aquele "ai, aquela é maravilhosa, uma deusa, uma gênia, uma inteligência superior", etc etc? Então, ela já falou assim de vc várias vezes! Vc é a famosa "Biiiiii!" - já testemunhei conversas telefônicas entre vcs e tudo!
    Adorei o blog, tô linkando!
    (e quando a gente tem um plano de saúde todo bacanudo e mesmo assim toma uma punhalada federal do médico e equipe? o reembolso do plano não faz nem cosquinha... oh boy.)
    beijo!

    ResponderExcluir